Clariçoca!

 Pregnancy Ticker

22 agosto 2012

Volta ao trabalho x Amamentação

Algumas pessoas me perguntaram como foi voltar ao trabalho. Bom, aqui o esquema de licença maternidade é bem diferente do Brasil. Empresas que tem mais do que 50 funcionários são obrigadas a dar 12 semanas de licença NÃO-REMUNERADA. Minha empresa que é "muito lecal" dá 7 semanas pagas e a partir daí vc pode tirar suas férias. Eu fiquei as 12 semanas fora e dessas, só 2 semanas foram sem pagamento. Como eu sou a única fonte de renda da casa, teve que rolar um planejamento, mas passou sem grandes crises.

Agora que voltei e estou decidida a TENTAR manter a amamentação 100% até os 6 meses, tenho que tirar o leite enquanto estou no trabalho.

Comecei a tirar o leite em casa desde quando a Clarice tinha 5 semanas. Antes disso era impossível, já que a menina mamava praticamente de hora em hora. Comecei a tirar em casa apenas após a mamada da manhã dela (quando eu estava com o peito mais cheio) e conseguia tirar entre 150-300ml (total dos dois peitos).

Eu tenho uma bomba de leite da Medela (essa aqui). O bom desta bombinha é que ela tira dos dois peitos ao mesmo tempo e ela tem uma fase pra estimular o leite a descer e a outra fase que é a expressão do leite em si. Tiro o leite de 3 em 3 horas aqui no trabalho e as sessões duram entre 20-30 minutos. A primeira tirada da manhã é linda e rende BASTANTE. As outras são menores, mas isso é normal. Guardo o leite que tiro numa geladeirinha que tem na sala aqui (parte da lei é que, se a empresa tem mais do que 50 funcionários, eles são obrigados a fornecer uma salinha pra que as mães possam tirar o leite) e quando chego em casa congelo. Quando estou em casa, é só peito e não me preocupo em tirar leite. A baixinha não parece se confundir com os bicos (na mamadeira, usamos o bico de baixo fluxo pra ela ter mais trabalho pra mamar).

A rotininha que temos é mais ou menos assim: Clarice acorda entre 6:40 e 8:00 da manhã. Eu dou o peito e ela mama bastante. Daí vou pro trabalho e 3 horas depois da mamada dela, eu vou lá tirar o leite. Depois de 3 horas, vou de novo. Daí, normalmente eu volto pra casa na hora que eu precisaria tirar o leite outra vez, mas eu prefiro dar o peito pra ela. Daí, o resto da noite a menina gruda em mim e eu ADORO, até ela dormir as 9:30.

Alguns dias tive uma baixa de produção, mas uma coisa que funciona MUITO pra mim é aveia. Aqui é comum comer mingau de aveia no café da manhã e sempre que eu como no outro dia meu peito tá BOMBANDO de leite. Tiro e queda!

Até hoje não tivemos que complementar e espero que continuemos assim até os 6 meses pelo menos. E olha que não é por falta de "incentivo". Aqui, ao contrário do Brasil, eles podem dar amostra grátis de leite artificial. Toda semana chega pelo correio descontos e mais descontos pra comprar leite. Além disso, se eu quiser, a empresa paga por 6 meses de leite artificial. Mas enquanto der pra ela tomar só LM, vamos seguindo!

Peixos!

6 comentários:

Máh disse...

Nossa que legal vc conseguir amamentar dessa forma!!
Passei por tantos perrengues e não foi possível amamentar o meu filhote. Invejo todo mundo que consegue e torço muito para que vc consiga amamentar da forma como deseja...
Mas vc vê reclamamos de "Bresil" e pelo menos a licença maternidade daqui favorece as mamães... rsrsrrs
Beijos

jo nascimento disse...

Que bom que você esta conseguindo amamentação exclusiva, parabens pela força de vontade. Amamentei a Duda até 3 anos e pretendo fazer o mesmo com esse bebe que vem por aí...
beijinhosssssss

Unknown disse...

Olá, passei por aqui para conhecer seu blog e já estou te seguindo. Quer conhecer o meu? Visite a Fabriquinha de mimos. Aguardo vc lá. Bjos

http://fabriquinhademimos.blogspot.com.br/

Rose disse...

Valzinha....obrigada pela força de sempre!!!
Feliz por vc estar conseguindo amamentar a sua pequena...é isso ae Val.... Deus te abençoe!

Bezu em vc e na pequena!

Rebeca disse...

Infelizmente nçao tive oportunidade de amamentar o Rafael por causa da fenda palatina. Mas se tivesse outro filho com certeza investiri o que pudesse para poder amamentar.
Fácil não é, eu descobri desde que comecei a ler os blogs.
Mas o seu sucesso me inspira!
Um beijo na delicinha!

Bina USA disse...

Tbm continuo soh com o LM.
Mas como fico em casa com ela de manha eh mais simples. Funciona assim, ela mama as 6:30 am, depois de tres horas novamente, e sempre antes de sairmos pra deixa-la na escola "dou mais uma reforcada" na mamada (meio dia), no trabalho tiro o leite uma vez (as tres) que eh a hora que ela toma o meu leite na mamadeira, quando chegamos em casa as seis ela toma banho, mama e dorme. Antes de eu ir dormir ela mama dormindo e "toca reto" ate as seis e meia, e eu tiro o leite novamente. As vezes preciso bombear de manha cedo tbm, mas filha...eh tanto leite que achei ate um lugar pra vender!hihiAcredite!Vou vender meu leite pq nao tenho mais onde estoca-lo!Por dia eu tiro o que ela toma em uma semana na mamadeira na escola!hihi

Deus seja Louvado para sempre por essa graca!
Nossas meninas tem sorte!!

Bjao